10 DICAS PARA FAZER PANETONE CASEIRO

Não tem como pensar em Natal sem pensar em um delicioso Panetone recheado de frutas ou com gotas de chocolate. Existe diversas opções no mercado de dar água na boca, mas você já pensou em fazer o seu próprio Panetone??

Confira essas 10 dicas incríveis que preparamos para você que vai se aventurar na cozinha desbravando seu próprio Panetone.


Paciência

Sim, paciência é uma dica importante e, por isso, ela é a primeira da lista. Isso porque para preparar um Panetone molhadinho e com a massa bem leve é preciso respeitar a espera de descanso da massa, que dura pelo menos 1h30.


Moderação

Todo mundo gosta de um panetone recheado com bastante frutas e gotinhas de chocolate, né? Só que na hora de colocar a mão na massa, é bom ter moderação. Se você se empolgar e colocar frutas demais, a massa ficará mais densa e será mais difícil para crescer.


Sempre forno médio

A massa do Panetone é uma massa que precisa ser assada uniformemente. Por isso, a melhor maneira é assá-la em forno médio, o que faz com que a mistura seja aquecida igualmente.


Cuidado com o choque térmico

A massa do Panetone pode ficar borrachuda se você tirá-la do forno direto para a temperatura ambiente. O ideal é desligar o forno após a massa ser assada e deixar a porta entreaberta até ela esfriar. Assim, ela esfria aos poucos e não perde a sua leveza.


Conserve

Após preparar o seu delicioso Panetone, você pode conservá-lo tranquilamente em temperatura ambiente por uma semana. Mas você também pode optar por congelá-lo, sabia? Se este for o caso, congele apenas com os produtos recheados de frutas. Caso você tenha preparado uma receita recheada de creme, o melhor é congelar apenas a massa e recheá-lo na hora de servir.


Enformando

É importante apertar bem a massa ao colocá-la na forma. Isso impede que se forme bolhas de ar no forno e que o seu pão fique oco.


Farinha

Sempre adicione a farinha pouco a pouco, enquanto mexe junto com os outros ingredientes. Isso ajuda para que a massa fique uniforme e cresça fofinha e igual.


Método esponja

Esse método é bastante usado na preparação de panettone. O método consiste em deixar a massa descansar com o fermento por cerca de 5 horas - é preciso estar envolvida em plástico para não perder sua umidade. Depois do período, é só prosseguir com o passo a passo da receita tradicional. Esse método ajuda para que a massa fique mais saborosa, aromática e leve.


O ponto

Ao contrário dos bolos convencionais, para ver se o Panetone está pronto não é espetando-o com um palito. Pelo contrário, você precisa segurar a forma e ver se ela está mais leve do que quando você a colocou no forno. Se estiver mais leve, aí sim está pronto.


Descongelando

Se você optou por congelar a sua receita, então é preciso descongelar o doce antes de servi-lo. Para isso, deixe o seu panetone descongelar em temperatura ambiente por mais ou menos 3 horas ou leve-o diretamente ao forno pré-aquecido por 30 minutos.

Postar um comentário

0 Comentários