Passo a passo: Canjiquinha Cremosa com Linguiça Defumada


A canjiquinha com linguiça calabresa é um prato tradicional da culinária brasileira, especialmente popular em regiões como Minas Gerais. Essa receita é uma combinação irresistível de sabores e texturas. A canjiquinha, que é feita a partir do milho de canjica, é cozida até ficar macia e cremosa, e então é complementada pela linguiça calabresa defumada, que adiciona um sabor defumado e levemente picante. O refogado de cebola, alho e tomate dá um toque especial ao prato, criando uma mistura deliciosa de aromas. Para finalizar, um toque de cheiro-verde picado proporciona frescor e cor ao prato.

Esta receita de canjiquinha com linguiça calabresa é fácil de fazer e perfeita para um almoço ou jantar reconfortante. O segredo para um prato delicioso está no cozimento lento da canjiquinha, que absorve todos os sabores dos temperos e da linguiça. Você pode adaptar a receita de acordo com suas preferências, adicionando outros ingredientes, como legumes, ou experimentando diferentes temperos para realçar ainda mais o sabor. A canjiquinha é uma opção versátil que agrada a todos, seja você vegetariano ou amante de carne.

Desfrute de um prato cheio de tradição e sabor com esta canjiquinha com linguiça calabresa. Prepare-se para saborear cada colherada dessa combinação irresistível de ingredientes. Sirva quente, acompanhado de arroz branco soltinho e uma salada fresca para uma refeição completa e balanceada. Aproveite a simplicidade e o conforto da cozinha brasileira com esse prato que aquece o corpo e a alma.

Aqui está uma receita simples e deliciosa de canjiquinha com linguiça calabresa:

Ingredientes:

  • 1 xícara de canjiquinha (milho de canjica)
  • 300g de linguiça calabresa defumada, cortada em rodelas
  • 1 cebola grande, picada
  • 3 dentes de alho, picados
  • 2 tomates, sem pele e sem sementes, picados
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Cheiro-verde picado para finalizar

Modo de preparo:

  1. Deixe a canjiquinha de molho em água por aproximadamente 2 horas, ou de acordo com as instruções da embalagem. Isso ajudará a reduzir o tempo de cozimento.
  2. Em uma panela de pressão, adicione o óleo e leve ao fogo médio. Quando estiver aquecido, adicione a cebola e o alho e refogue até ficarem dourados e perfumados.
  3. Acrescente a linguiça calabresa e frite por alguns minutos, até que fique levemente dourada.
  4. Adicione os tomates picados à panela e refogue por mais alguns minutos, até que eles comecem a desmanchar.
  5. Escorra a água da canjiquinha e adicione-a na panela com os demais ingredientes. Misture bem.
  6. Adicione água suficiente para cobrir todos os ingredientes da panela. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  7. Tampe a panela de pressão e cozinhe em fogo médio-alto por aproximadamente 30 minutos, ou de acordo com as instruções da embalagem da canjiquinha. Se necessário, adicione mais água durante o cozimento para garantir que a canjiquinha fique bem macia.
  8. Após o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente antes de abrir a panela.
  9. Verifique o tempero e ajuste se necessário. Se preferir, adicione mais água para obter uma consistência mais cremosa.
  10. Sirva a canjiquinha quente, polvilhada com cheiro-verde picado por cima.
Essa receita rende aproximadamente 4 porções. A canjiquinha com linguiça calabresa é um prato reconfortante e saboroso, perfeito para os dias mais frios. Aproveite!




Postar um comentário

0 Comentários